quarta-feira, 17 de junho de 2009

Podologia cresce no Brasil

por Francisco Barbosa

Podologia, que significa “tratamento ou conhecimento dos pés” em grego arcaico, está ganhando importância no Brasil nos últimos tempos. O interesse pelo segmento cresce tanto que em 2008 foi criado o primeiro curso de graduação em nível superior em podolatria no Brasil, na Universidade Anhembi Morumbi. A procura por cuidados com os pés faz a demanda por produtos na área crescer cada vez mais e empresas especializadas ganham força no país.

O advogado Ciro Almeida passou a frequentar Dr. Scholl, empresa norte-americana especializada em podolatria, por causa de calos nos pés, que ele tinha desde adolescente. Quando descobriu que eram prejudiciais à sua saúde passou a fazer tratamentos corretivos em uma unidade da franquia na Tijuca. “Vou uma vez ao mês cuidar dos meus pés. O tratamento nem demora muito e também não é caro. Depois de três meses já estou sentindo diferença”, disse.

A Dr. Scholl tem diversos produtos para várias patologias, que vão desde o chulé crônico até dor nas costas, causada muitas vezes por problemas nos pés e pela forma de andar do paciente. Para esta patologia, a empresa criou palmilhas especiais que corrigem a postura. Para o chulé, há diversos tipos de spray desodorantes, criados em parcerias com empresas especializadas, como Lotrimin e Tinactin. Para outras patologias foram criados produtos como encostos massageadores que aliviam dores lombares e tensões na coluna cervical, além sapatos anatômicos. Hoje, a companhia tem 11 franquias espalhadas principalmente pelo Sudeste e pelo Centro-Oeste do Brasil.

A rede brasileira, Spa do Pé, criada em 1990, também está se expandindo. Em abril de 2009, a companhia investiu R$ 270 mil para abrir a sua primeira franquia na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias. A unidade conta com novidades, como a hidratação de vapor de ozônio e aparelhos de laserterapia que a companhia diz ser tecnologia exclusiva dela. A jornalista Naira Sales passou a frequentar o local e diz que recomenda sempre às amigas. “Acho ótimo. Gosto muito de sair para dançar e meus pés muitas vezes ficavam doloridos. Para aliviar as dores, passei a frequentar o Spa do Pé, que está me ajudando bastante, com suas massagens”.

Assista agora uma reportagem do Fantástico, da rede Globo, que alerta sobre a seriedade do chulé, assunto muitas vezes levado pouco a sério pelas pessoas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário